Comunicação e Educação à Distância é tema de revista

A revista “Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura” está com uma chamada aberta voltada para a Educação à Distância EAD). A chamada está aberta até 19 de setembro de 2016 e mais detalhes estão disponíveis no site da revista. Veja abaixo mais detalhes da chamada

Dossiê “A Comunicação e os desafios do EAD”

A professora francesa Geneviève Jacquinot Delaunay foi uma grande dama da pesquisa francesa em comunicação e educação. Provocativa, instigante, desde os anos de 1960 questionava os métodos tradicionais de ensino e percebia a necessidade de se adequar metodologias e técnicas às novas tecnologias de informação e comunicação. Não para substituir instrumentais ultrapassados, mas para sobretudo para dar conta das novas sensibilidades e capacidades cognitivas, que por sua vez, desencadeavam novos processos comunicativos que refletiam na maneira de ensinar e de aprender.

Jacquinot Delaunay esteve à frente do seu tempo. Participou dos movimentos de maio de 1968 e com um grupo de intelectuais foi uma das criadoras da Université des Vincennes Paris VIII, uma universidade sempre aberta à pluralidade de opiniões e aos estrangeiros. Orientou umas duas dezenas de teses de doutorado de alunos de várias partes do mundo. Dentre eles, a professora Lia Raquel Oliveira, Universidade do Minho (Portugal) e a professora Rosa Maria Cardoso Dalla Costa, do PPGCOM-UFPR. Deixou como legado a aproximação entre seus “thésards” e foi assim, numa visita da professora Lia ao Brasil, que junto com a professora Rosa, decidiram propor a tradução de alguns textos de Delaunay para a língua portuguesa. A professora Lia foi a responsável pela tradução do clássico livro Imagem e Pedagogia, uma das únicas obras de Jacquinot em português, além de alguns artigos.

Como primeiro trabalho, as professoras escolheram para traduzir o número especial da revista francesa DMS – Distances et Médiations du Savoir, número 8, de dezembro de 2014, mês e ano do falecimento de Jacquinot Delaunay. Foram traduzidos doze artigos que neste número especial abordam a EAD a partir de alguma referência aos textos desta autora, a quem todos muito apreciam e em quem muito se inspiraram.

O propósito do dossiê da edição 12 da Revista Ação Midiática é o de possibilitar aos leitores de língua portuguesa o acesso ao pensamento de uma das principais pensadoras, pesquisadoras e educadoras francesas, que ousou desde muito cedo questionar a interface nem sempre harmoniosa da relação comunicação/educação. Com isso, por meio do dossiê, repete-se seu propósito de provocar, sempre! Provocar a reflexão, o debate, a crítica e, também, provocar o instituído.

Neste espírito de provocação, tentando dar conta das novas sensibilidades e capacidades cognitivas da contemporaneidade, as organizadoras do dossiê convidam pesquisadores a submeterem a esse número especial propostas no âmbito das novas formas de EAD que estamos vivenciando. Os artigos podem ser enviados para a revista Ação Midiática até 19 de setembro e 2016.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s