Tem como sair da quarentena! Basta cumprir!

Sem título

Há perguntas sobre o número de curados de Covid-19 e quanto tempo é preciso manter o distanciamento social. Neste domingo reportagem da Folha On Line traz importantes respostas nesse sentido tomando por base a Áustria. Com uma população na casa dos milhões de habitantes, uma quarentena superior a quatro semanas o país já tem mais curados do que doente e mortos somados.

Ana Estela de Sousa Pinto conta que a trajetória austríaca não é sem erros. Eles ignoraram um primeiro aviso, a transmissão em uma estação de esqui, mas na segunda chance não tituberam: fecharam tudo a partir de 16 de março. A partir da próxima terça-feira (14) haverá a reabertura gradual de lojas, com limite claro de pessoas por metro quadrado e uso de máscaras.

A quem apressadamente pensar que dá para aplicar o mesmo no Brasil vale lembrar que o número de doentes e mortos no País só cresce, bem como os índices de distanciamento social são baixos e sujeitos a problemas como o desrespeito por parte de autoridades, e ordens contraditórias. Além disso, o pico da pandemia é previsto para o Brasil no final de abril e/ou começo de maio.

O caso austríaco mostrou ainda que a ideia de “imunidade de rebanho”, com mais de 60% da população imunizada por estar infectada, é uma bobagem sem sentido. Na Áustria um estudo com amostragem aleatória, para evitar distorções, reforçou a ideia de monitoramento constante e relaxamento de acordo com a evolução da doença.

Deixe um comentário